Blog

O futuro de Anderson Silva (entrevista com Dr. Alexandre Cosendey):

08/jan/2014

Tão logo passou o assombro pela lesão que trouxe a segunda derrota seguida de Anderson Silva no UFC (Ultimate Fighting Championship), maior evento de artes marciais mistas (MMA em inglês), ficaram algumas questões no ar: o que gerou essa lesão? Ela poderia ser evitada? Anderson Silva poderá voltar a lutar?

Para elucidar essas questões, entrevistamos o Dr. Alexandre Cosendey, farmacêutico-Bioquímico especialista em análises clínicas, sanitarista e mestre em fisiologia do exercício.

1)    O que gerou a lesão do atleta Anderson Silva?

Dr. Alexandre Cosendey: Fraturas desse tipo acontecem quando é mantida, por longo tempo, uma dieta hiperproteica e hipoglicídica relativamente ao Índice de Estresse Muscular (um dos 80 diagnósticos componentes do “Perfil Metabólico Dr. Cosendey”) desse momento de sua vida. A cetose gerada nessa dieta paralisa a atividade osteoblástica. Com isso, os ossos vão perdendo a densidade e se fragilizando até quebrar. Agregue a isso uma deficiência de entrada da glicose na célula, por resistência insulínica periférica, deficiência de magnésio, zinco, vitamina D e cálcio… É só aguardar a microfissura e a fratura estará a caminho.

2)    Essa lesão do Anderson Silva poderia ser evitada? Em caso afirmativo, o que poderia ser feito?

Dr. Alexandre Cosendey: Sim. Sem dúvida. Esse fato poderia ter sido evitado uma vez que consigo detectar que esse problema está acontecendo com mais de dois meses de antecedência e, assim, tomar todas as providências para evitá-lo. Para isso me utilizo do método que criei e continuo desenvolvendo em mais de 28 anos de pesquisas em Analises Clínicas, Bioquímica Clínica e Hematologia Clínica.

3)    Na sua opinião, o atleta Anderson Silva pode se recuperar plenamente dessa lesão? Existe um tratamento para isso?

Dr. Alexandre Cosendey: Sim. A ajuda se daria com o estudo do “Perfil Metabólico Dr. Cosendey” do Anderson Silva, o que permitiria uma ampla visão dos seus metabolismos e ainda de diversas outras funções fisiológicas. Com base nesses estudos, faríamos outro estudo, de Farmácia-Clínica, para elaborarmos fórmulas de micronutrientes nas quantidades semelhantes àquelas que estariam apresentando deficiências no organismo do Anderson Silva. Dessa forma, seu organismo entraria em equilíbrio e, assim, a cicatrização óssea se daria em um tempo muito menor e com uma maior qualidade.

Slider by webdesign