Blog

Os benefícios do chocolate:

17/abr/2014

Chocolate é uma delícia. Isso não se discute. No entanto, todo esse sabor é normalmente acompanhado de um sentimento de culpa, sobretudo para quem está de dieta. Ainda que ele seja normalmente associado a momentos de prazer gastronômico sem nenhuma recompensa nutricional, o chocolate, sobretudo em sua versão amarga, pode trazer benefícios notáveis para a saúde das pessoas. Confira uma lista com alguns dos principais efeitos positivos que o chocolate pode ter.

1)Bem-estar: A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Para alguns cientistas, a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias.

2) Fluxo arterial: Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos ao ajudar na redução dos níveis de LDL, o colesterol ruim.

3) Coração: Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria.

4) Saúde cerebral: o chocolate amargo pode ajuda na contenção de danos cerebrais após um AVC. De acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, um composto chamado epicatequina protege as células nervosas. Os testes foram realizados em ratos e a equipe espera que os efeitos possam ser aplicados em seres humanos.

Não custa ressaltar que, por mais benefícios que o chocolate possa trazer a sua saúde, recomenda-se um consumo moderado. Lembrem-se: a verdadeira boa alimentação é aquela capaz de oferecer doses adequadas dos nutrientes que o corpo precisa!

Slider by webdesign